22 de jun. de 2011

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO DA EPTC

NO DIA 21/06/2011 CONCLUÍMOS O CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO DA EPTC. FOI MUITO GRATIFICANTE PARTICIPAR DESSE CURSO. PARABÉNS EQUIPE DA EPTC PELO EXCELENTE TRABALHO.  SEGUE ALGUMAS FOTINHOS PARA RELEMBRAR ESSES MARAVILHOSOS ENCONTROS.














FOTOS DO PROJETO -TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO

ALGUMAS ATIVIDADES JÁ FORAM REALIZADAS, CONFIRAM!

CARTAZES

MATERIAL CONCRETO

MAQUETES

PLACAS

QUEBRA-CABEÇA

QUEBRA-CABEÇA

CARTAZES

MAQUETES

RECORTES

FUNDAÇÃO THIAGO GONZAGA 

FUNDAÇÃO THIAGO GONZAGA

TEMA: “TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO”

ESCOLA ESTADUAL ESPECIAL RENASCENÇA


1.            TEMA: “TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO”

PROJETO ELABORADO PELAS PROFESSORAS TATIANA EMILENA MARTINS DA COSTA E NEIVA TEREZINHA DE LIMA KISSMANN

PÚBLICO ALVO: ALUNOS, PAIS, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E COMUNIDADE EM GERAL.


PERÍODO: 6 MESES
                   MAI – OUT/ 2011


2. OBJETIVOS:

2.1 OBJETIVO GERAL:

Desenvolver valores essenciais à vida plena e à convivência em sociedade, visando a mudança de comportamento em relação ao Trânsito, possibilitando uma vivência mais humana e segura.


2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

l      Possibilitar ações educativas para o Trânsito;
l      Criar uma rede de multiplicadores de educação para o Trânsito;
l      Motivar alunos e professores a trabalhar sobre o tema Trânsito;
l  Formar uma comunidade escolar mais humana, preocupada com o bem-estar do próximo;



3.            JUSTIFICATIVA:
Surge à necessidade de trabalhar o tema “Transito” para adquirir conhecimentos e aprimorar a aprendizagem dos alunos, conscientizando-os para uma sociedade mais justa e humana, visando possibilitar o desenvolvimento global, a partir do respeito e solidariedade, assim como de outros valores básicos para a convivência no trânsito. Formando cidadãos íntegros, com capacidade de relacionamento sadio e de consideração mútua.  O projeto será desenvolvido em duas fases. A primeira está descrita neste trabalho e a segunda fase outras colegas darão continuidade no próximo trimestre.

4. METODOLOGIA / ATIVIDADES:

l      Questionários, pesquisas;
l      Dinâmicas em grupos;
l      Charadinhas;
l      Confecções de Materiais: placas, pistas, carros, pinturas, etc;
l      Criações de paródias/músicas, poesias, teatro de fantoches;
l      Gincana;
l      Avaliação e relatórios.


5. CONTEÚDOS: Código de Trânsito Brasileiro, sinais de trânsito, placas, equipamentos de segurança, novo sinal, relações interpessoais, direitos e deveres, trânsito e meio-ambiente, transporte e utilização.


6. AVALIAÇÃO:

A avaliação se dará de forma sistemática e contínua, durante todo o processo de execução do projeto, de acordo com o cronograma pré-estabelecido, tendo como atividade de culminância da primeira fase uma gincana com as equipes participantes do projeto.


SUGESTÕES:

LIVROS:
l      Trânsito e Educação: itinerários pedagógicos / organizado por Ana Mariza Ribeiro Filipouski, Fernando seffner, Isabel Petry Kehrwald e Neiva Otero Schäffer.- Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002.
l      Brasil, Código de Trânsito Brasileiro. Código de Trânsito Brasileiro: instituído pela lei nº 9.503, de 23-9-97 – Brasília: DENATRAN, 2006 836 p.: il.

SITES:
l      www.eptc.com.br
l      www.youtube.com