NO DIA 21/06/2011 CONCLUÍMOS O CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA MULTIPLICADORES DA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO DA EPTC. FOI MUITO GRATIFICANTE PARTICIPAR DESSE CURSO. PARABÉNS EQUIPE DA EPTC PELO EXCELENTE TRABALHO. SEGUE ALGUMAS FOTINHOS PARA RELEMBRAR ESSES MARAVILHOSOS ENCONTROS.
Olá! Este Blog foi organizado pelas Professoras Camila e Tatiana, tendo como objetivo divulgar o trabalho desenvolvido na Turma de T.G.D. do turno da manhã, bem como as diversas atividades realizadas pelos alunos e professores da escola. Esperamos ter sucesso e aceitação de todos os professores, alunos, pais, funcionários e comunidade escolar para fazermos do Blog um material informativo e de comunicação estendendo a relação entre escola e família. MAS BREVE ELE TERÁ UM NOVO FORMATO, AGUARDEM...
22 de jun. de 2011
FOTOS DO PROJETO -TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO
ALGUMAS ATIVIDADES JÁ FORAM REALIZADAS, CONFIRAM!
CARTAZES
MATERIAL CONCRETO
MAQUETES
PLACAS
QUEBRA-CABEÇA
QUEBRA-CABEÇA
CARTAZES
MAQUETES
RECORTES
FUNDAÇÃO THIAGO GONZAGA
FUNDAÇÃO THIAGO GONZAGA
TEMA: “TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO”
ESCOLA ESTADUAL ESPECIAL RENASCENÇA
1. TEMA: “TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO”
PROJETO ELABORADO PELAS PROFESSORAS TATIANA EMILENA MARTINS DA COSTA E NEIVA TEREZINHA DE LIMA KISSMANN
PÚBLICO ALVO: ALUNOS, PAIS, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E COMUNIDADE EM GERAL.
PERÍODO: 6 MESES
MAI – OUT/ 2011
2. OBJETIVOS:
2.1 OBJETIVO GERAL:
Desenvolver valores essenciais à vida plena e à convivência em sociedade, visando a mudança de comportamento em relação ao Trânsito, possibilitando uma vivência mais humana e segura.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
l Possibilitar ações educativas para o Trânsito;
l Criar uma rede de multiplicadores de educação para o Trânsito;
l Motivar alunos e professores a trabalhar sobre o tema Trânsito;
l Formar uma comunidade escolar mais humana, preocupada com o bem-estar do próximo;
3. JUSTIFICATIVA:
Surge à necessidade de trabalhar o tema “Transito” para adquirir conhecimentos e aprimorar a aprendizagem dos alunos, conscientizando-os para uma sociedade mais justa e humana, visando possibilitar o desenvolvimento global, a partir do respeito e solidariedade, assim como de outros valores básicos para a convivência no trânsito. Formando cidadãos íntegros, com capacidade de relacionamento sadio e de consideração mútua. O projeto será desenvolvido em duas fases. A primeira está descrita neste trabalho e a segunda fase outras colegas darão continuidade no próximo trimestre.
4. METODOLOGIA / ATIVIDADES:
l Questionários, pesquisas;
l Dinâmicas em grupos;
l Charadinhas;
l Confecções de Materiais: placas, pistas, carros, pinturas, etc;
l Criações de paródias/músicas, poesias, teatro de fantoches;
l Gincana;
l Avaliação e relatórios.
5. CONTEÚDOS: Código de Trânsito Brasileiro, sinais de trânsito, placas, equipamentos de segurança, novo sinal, relações interpessoais, direitos e deveres, trânsito e meio-ambiente, transporte e utilização.
6. AVALIAÇÃO:
6. AVALIAÇÃO:
A avaliação se dará de forma sistemática e contínua, durante todo o processo de execução do projeto, de acordo com o cronograma pré-estabelecido, tendo como atividade de culminância da primeira fase uma gincana com as equipes participantes do projeto.
SUGESTÕES:
SUGESTÕES:
LIVROS:
l Trânsito e Educação: itinerários pedagógicos / organizado por Ana Mariza Ribeiro Filipouski, Fernando seffner, Isabel Petry Kehrwald e Neiva Otero Schäffer.- Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002.
l Brasil, Código de Trânsito Brasileiro. Código de Trânsito Brasileiro: instituído pela lei nº 9.503, de 23-9-97 – Brasília: DENATRAN, 2006 836 p.: il.
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